Popular Post

Posted by : Unknown 4 de dezembro de 2014

Pesquisadores russos conseguiram sintetizar um material mais duro que o diamante. O material é chamado de Fulerita.

Fulerita é um polímero(espécie de "plástico") composto de fulerenos. Os fulerenos são uma das formas alotrópicas do Carbono, sendo a terceira mais estável depois do diamante e o grafite. O diamante e o grafite são duas substâncias simples bem diferentes uma da outra, mas são formadas pelo mesmo elemento químico, e isso se dá pelas diferentes formas alotrópicas do Carbono.



A Fulerita tornou popular entre os químicos, tanto pela sua beleza estrutural quanto pela sua versatilidade para a síntese de novos compostos químicos.


Ferramenta feita de Fulerita.

Os diamantes naturais têm uma dureza entre 70 e 150 gigapascals (GPa), mas a Fulerita fabricada segundo o novo processo atinge durezas que vão dos 150 aos 300 GPa. A descoberta de um material mais duro que o diamante cria uma nova área de pesquisa na ciência dos materiais, pois demonstra que é possível a sintetização de um material ultraduro em escalas industriais. O fulereno citado é o C60: 60 átomos de carbono dispostos na forma de um icosaedro,com um diâmetro de aproximadamente 1 nanómetro, ou seja, são 60 átomos de carbono dispostos em um formato que lembra uma bola de futebol. Essas “bolas de futebol” podem se unir formando moléculas, e a organização dessas moléculas é quem diz a dureza do material.

Esquema de uma molécula de fulereno C60.



Alunos:
Adryel Otto
João Pedro
Kawyn
Matheus Gimenes.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright ©

Mecaniquismo
- Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -