Popular Post

Posted by : Unknown 4 de dezembro de 2014

Os laboratórios de mecânica do Instituto Federal do Paraná(Campus Paranaguá), construídos a partir do final do ano de 2010, e inaugurados em maio de 2014, tiveram investimentos de aproximadamente um milhão de reais, estes, vem contribuindo e participando ativamente da formação dos alunos do curso técnico em mecânica e tecnólogo manutenção industrial.


Bloco de Mecânica do Campus Paranaguá

É proporcionado aos alunos, contato com alta tecnologia na área estudada, influenciando em sua formação.

O Prof. Dr. Ricardo Adriano dos Santos, professor da área de mecânica, respondeu perguntas sobre o projeto e os benefícios proporcionados pelos laboratórios:


Laboratório de Usinagem

Em base de que foram projetados os laboratórios de ensino?

Haviam três cursos com necessidade de aulas praticas, então, foram projetados 13 laboratórios com contribuição decisiva na formação dos alunos.

Já é possível sentir resultados proporcionados pelos laboratórios?

Os alunos aproveitam melhor as aulas com a prática, podendo sair da teoria, é possível aprender fazendo, observando, desenvolvendo técnicas como, por exemplo, na caracterização de materiais, técnicas de processos de fabricação, conformação, usinagem, soldagem, automação industrial.

Assim, o aluno pode perceber na prática por exemplo sistemas automatizados, utilizando hidráulica, pneumática, controles lógicos programáveis, além de poderem trabalhar em simulação com softwares de automação, projetos e SolidWorks.

Qual a diferença que os laboratórios trazem para a formação do aluno?

Quando o aluno consegue aplicar tecnologia de ponta de ponta, não somente a nível escolar, como na realidade da indústria, sendo aquilo que aprendem com os equipamentos aqui do campus, o aluno tem uma formação mais real, e se torna mais fácil aplicar o conhecimento da prática na vivencia da indústria, podendo desenvolver bem sua profissão de técnico ou tecnólogo em manutenção industrial.



Alunos:
Caio Pacheco
Clayton Alves
Giovanni Carvalho
Kerin Macedo
Maria Eduarda Pinheiro.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright ©

Mecaniquismo
- Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -